Kaizen: como implantar essa jornada de melhoria contínua

Kaizen: como implantar essa jornada de melhoria contínua

Kaizen é definido como esforço contínuo de todos os colaboradores para que a partir de constantes e pequenas mudanças possa proporcionar melhorias contínuas das pessoas, tecnologias, processos e até toda a empresa. 

O termo tem origem no Japão e o conceito desta palavra está relacionado à melhoria contínua. Vem da origem junção de duas palavras japonesas: ‘kai’ significa ‘mudança’ e ‘zen’ significa ‘bom’. Logo, seu significado literal é “mudança boa” ou “mudança para melhor”. 

Portanto o objetivo maior dele é a eliminação de desperdícios que estejam de maneira direta ou indiretamente envolvidos com o fluxo de valor. Porém essas melhorias não necessariamente precisam limitar-se ao local de trabalho. Podem também abrir possibilidades que aprimorem todo negócio. 
 

Kaizen como implantar 

A implantação do Kaizen não se trata de uma ação de uma única pessoa. Obtêm-se melhores resultados capacitando todos a identificar e implementar mudanças. 

Embora também possa ser realizado em datas programadas, o chamado “Kaizen Blitz”, quanto mais incorporar-se à cultura organizacional consegue-se mais resultados. Como trata-se de pequenas e contínuas melhorias, relaciona-se com a cultura da empresa e o mindset das pessoas envolvidas. 

 

Compreenda mais sobre: Mindset para quê? 

 

Portanto, implementá-lo requer mudança estratégica, amparada pela gestão de mudança, que alcance a cultura em todos os níveis. Dessa forma, criando ambiente inclusivo, criativo, inovador capaz de gerar as melhorias que promovam os resultados almejados. 

 À medida que todos estão engajados, eleva-se a maturidade da organização. Fazendo com que tenham visão mais crítica sobre como tudo está sendo realizado atualmente e o que pode ser incrementado. 

Dessa maneira torna-se necessário selecionar e priorizar o que realmente contribui para impactar a geração de valor do cliente e retorno sobre o investimento na eliminação dos desperdícios. 

 O Assessment, como ferramenta para avaliação, contribui para que tenha critérios objetivos e claros. Dessa forma conseguir promover com base nos indicadores, criar planos de melhoria baseados em questões que direcionam a um roadmap claro. 

 

Aprenda mais: Onde está? Para onde vai? O Assessment direciona 

 

Inicie o Assessment agora mesmo! Clique aqui e faça gratuitamente. 

 

Além disso, pode contar com os especialistas ágeis da Liga Ágil. Esses profissionais são capazes de habilitar desde a liderança até os times a potencializarem mentalidade de “crescimento”, onde terão condições de serem protagonistas de ações adaptativas para almejar a busca da perfeição. 

 

Por fim siga-nos nas redes sociais e aprenda ainda mais como obter melhores resultados: 

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.