Capa-Blog-1 (1)

Onde está? Para onde vai? O Assessment direciona

Mesmo quando se tem um mapa em mãos, a referência de onde se está é crucial para ter a certeza que irá para o caminho certo rumo aos objetivos traçados. No artigo “Vença seu próprio labirinto: Business Agility” foi entregue o mapa e hoje o ponto de partida da mudança será encontrado, e ao final será capaz de avaliar a maturidade da sua organização.

Sua organização é realmente ágil? Que nível de maturidade ela pode estar? Assessment em inglês, significa: avaliação, realizado através de coleta e análise da organização em relação a determinados critérios, visando identificar soluções para promover o progresso para novo patamar. Entretanto antes de iniciar o processo de avaliação é preciso tomar alguns cuidados:

  1. Não responder do modo “como deveria ser”, sobre ou subestimando as condições atuais. “Seja” Nelson Rodrigues: “A vida como ela é…”;
  2. Julgar que precisa de mais complexidade – O Manifesto Ágil nos seus princípios indica: “Simplicidade a arte de maximizar a quantidade de trabalho não realizado é essencial.” Não complique, o simples pode atender aquilo que precisa ser feito.
  3. Esquecer de considerar aspectos – possuir visão plena e conseguir conectar aquilo que está sendo avaliado com a realidade da organização.
  4. Esconder propositalmente informações – “se assinalar a realidade a liderança não vai gostar”. Na dúvida, repetimos: “Seja” Nelson Rodrigues: “A vida como ela é…” e retrate o que realmente é e como está.
  5. Considerar grau de conhecimento e envolvimento nas práticas de quem vai responder.

 

O que se pode esperar após realizar a Avaliação de Maturidade Ágil? São inúmeros os benefícios, entre eles:

  1. Identificação do nível de adoção do ágil;
  2. Promover ações adaptativas para almejar busca da perfeição;
  3. Compreender como, e a qual velocidade a organização consegue absorver e engajar no mindset ágil;
  4. Checar se o que foi planejado está sendo praticado e adotado com consistência.

Preparado para começar? No site da Liga Ágil disponibilizamos, gratuitamente, ferramenta para avaliar a maturidade e medir a agilidade corporativa da sua empresa, com diagnóstico do ponto de vista de: estratégia, alinhamento de resultados, ouvir o cliente, confiança, desenho organizacional, adoção do ágil e muito mais. Aproveite, comece agora a Avaliação de Maturidade Ágil e aperte o cinto para seguir seu voo!

Comments are closed.