Lifelong Learning aplicado nas organizações – Liga Ágil

Lifelong Learning aplicado nas organizações

Por: 10 de maio de 2022 5Min de leitura

Lifelong Learning ou educação continuada ao longo da vida é uma mentalidade que não está relacionada somente às pessoas, mas também às empresas. Para as pessoas está relacionado à busca contínua, voluntária e auto motivada para atualização de conhecimento. Por sua vez, para empresa refere-se a ouvir seu cliente e aprender e evoluir com seu feedback.  

O motivo para se construir uma empresa que aprende continuamente é fazer com que se mantenha competitiva entre os concorrentes. Além disso, consiga identificar formas de ter mais certeza do que está sendo entregue, atenderá uma necessidade real ou resolverá um problema significativo do mercado consumidor. 

O uso de dados para gestão como requisito competitivo 

Quantas vezes já atualizou os aplicativos do seu celular? Quantas vezes você já trocou de celular? Tal qual um organismo vivo, a mudança constante tem se tornado cada vez mais rápida, transformando as relações do mercado e consumo. Dessa forma, acaba demandando das organizações a necessidade de compreenderem seu momento atual em relação a si mesmas, clientes e concorrentes e sua forma de gerar valor. Analisar, compreender, aprender, validar, experimentar e incrementar para se adaptarem e continuarem a entregar o resultado para as partes envolvidas. 

Lifelong Learning na empresa 

Abraham Maslow em certa ocasião afirmou que: “Para quem só sabe usar o martelo, todo problema é prego”. Diversas empresas têm se tornado muito eficientes na forma de atender as necessidades dos clientes sempre da mesma forma. Identificaram em algum momento da sua concepção como o que era preciso para atender à demanda de determinado nicho do mercado e vem atendendo da mesma forma.  

Criaram uma forma eficiente de atender com o mesmo produto. Ou seja, produzir continuamente a mesma coisa, por mais que tivesse qualidade, não levou em consideração variáveis externas, tais como: 

  • Economia; 
  • Tecnologia; 
  • Política; 
  • Sociedade; 
  • Cultura; 
  • Meio ambiente. 

Cada um dos itens anteriores podem sofrer mudanças constantemente. Provocando até mesmo impacto uns aos outros, o que torna ainda maior as consequências. Portanto quanto mais formas de compreender através de dados como o cliente se relaciona em todos os níveis com o seu produto melhor. 

Ux designer: por que sua organização precisa desse profissional? 

Compreendendo o cliente 

Mas será que o consumidor do seu serviço ou produto é o mesmo? Como identificar essa necessidade de mudança? Aprendendo continuamente. Aplicar o Lifelong Learning em todos os níveis da organização, cria movimento e direciona à busca contínua do aprendizado, inovando e renovando incessantemente as relações. Identificar oportunidades entre a experiência atual e a que os clientes gostariam de ter, entender em relação ao propósito da empresa e o quanto de valor está proporcionando neste momento. 

“O vento apaga uma vela e energiza o fogo.” – Nassim Nicholas Taleb.  

O imperativo da adaptabilidade pode surgir a qualquer momento. Portanto, se a sua empresa não construiu mecanismos flexíveis para aprender e proporcionar respostas positivas, com o passar do tempo pode estar se tornando cada vez mais obsoleta. Por isso, saber utilizar o vento para energizar ou este mesmo vai apagá-lo do mercado. 

Diversas empresas já perceberam essa necessidade. Por isso, buscam ultrapassar os desafios, barreiras e alinhar às estratégias de forma adaptativa, fomentando o capital intelectual para o mindset de crescimento impulsionando os resultados. Quanto mais rápido conseguir fazer isso, melhor será. 

Agile UX no Discovery e Delivery do Produto 

Mas como colocar tudo isso em prática? A Liga Ágil está preparada com profissionais capacitados para desenvolver toda a organização e tornar cada integrante agente de transformação de mudança e alavancar novos aprendizados e resultados.  

Para iniciar essa jornada, sugerimos a leitura do ebook VDC – Value Delivery Cycle, que vai ajudar a construir uma organização digital de sucesso. 

Entre em contato e compreenda como a liderança, executivos, gerentes podem estar se preparando continuamente para os desafios das constantes mudanças.