Método A3 e Retrospectiva: 10 segredos que você ainda não sabe

O método A3 é um modelo baseado em uma única página, desenvolvido para solucionar problemas e promover a melhoria contínua. Criado no Japão pela Toyota como parte do Sistema Toyota de Produção (TPS), possui todas as etapas para conseguir resolver o problema. Desde o planejamento até a ação, encontra-se em uma única folha. Por isso, necessariamente obriga quem utilizá-lo desenvolver capacidade de síntese, foco, objetivo e analítico para alcançar a performance desejada. 

Os métodos ágeis possuem muita sinergia com o Lean Thinking. Assim sendo, há motivos de sobra para adaptar e utilizar ferramentas que vão contribuir de maneira estruturada para a solução e melhoria contínua. 

Metodologias Ágeis: O que são e quais os principais tipos

Nesse sentido, como há ao final de cada ciclo de desenvolvimento tempo reservado para observar, examinar e refletir sobre como o time está trabalhando há possibilidade de utilizar, por exemplo, o A3 durante a realização da Retrospectiva Scrum. 

Retrospectiva da Sprint 

Como fazer um A3 na Retrospectiva Scrum?

A Retrospectiva Scrum possui todas as características que vão facilitar o uso do método A3:

  • Duração: 3 horas para Sprint de um mês;
  • Propósito: planejar maneiras de aumentar a qualidade e a eficácia;
  • Incentivo de comportamentos baseados em valores entre os membros do time: Compromisso, Foco, Abertura, Respeito e Coragem;
  •  Ambiente de confiança mútua para buscar solução;
  • Promoção eficaz da colaboração entre todos do time.

Por outro lado, o método A3 tem potencial de conseguir analisar problemas, identificar alternativas, desenvolver soluções, acompanhar o impacto e realizar as adaptações necessárias. Em outras palavras, é uma ferramenta completa para conseguir dar transparência para as inspeções e para as adaptações. 

Assim sendo, para fazer um A3 na Retrospectiva Scrum siga os seguintes passos:

  1. Identifique o problema o com membros do time;
  2. Entenda por evidências e dados o que está acontecendo;
  3. Escreva o objetivo SMART e projete o estado-alvo;
  4. Colete as evidências e dados para encontrar a causa raiz;
  5. Estabeleça um ambiente de confiança na reunião;
  6. Capte os insights com as percepções daquilo que poderá ser melhorado;
  7. Classifique as melhorias, para que as mais impactantes possam ser realizadas o mais rápido possível;
  8. Apure os resultados para analisar na próxima Retrospectiva;
  9. Analise o impacto do que foi realizado ao do período;
  10. Promova ação corretiva, caso tenha necessidade. Por último, encerre o A3 e apure os benefícios.

Por fim, apurar os benefícios também é fundamental para mensurar as melhorias da agilidade implementadas na empresa. Portanto, esses resultados vão revelar a aplicação dos valores, princípios e práticas ágeis com foco na entrega efetiva de valor ao cliente estabelecendo o diferencial competitivo. 

Como elevar a maturidade ágil do time?

Realizar melhorias incrementais a cada Retrospectiva Scrum faz com que o time reflita alternativas para manter e melhorar o desempenho. Mas o desafio maior está em desenvolver uma jornada para criar e manter Times Incríveis.

A Liga Ágil reuniu as melhores práticas e profissionais para ajudar sua empresa a identificar as áreas do seu negócio, reunir as pessoas certas para a equipe e disseminar a metodologia Ágil. Juntos, construiremos um modelo replicável para que a jornada de uma única equipe ou de várias equipes para criar a empresa verdadeiramente Ágil que se desdobre em velocidade, impulsionando seu crescimento e resultados sustentáveis.

Não hesite em entrar em contato! Sabemos que as empresas não são iguais, por isso todos nossos programas de desenvolvimento profissional podem ser ajustados para atender suas necessidades de negócio.

Clique aqui e entre em contato.

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.