Retrospectiva Ishikawa: como promover melhoria contínua?
Por: novembro 5, 2021 4Min de leitura
A Retrospectiva Ishikawa é uma ferramenta de análise de causa para ser utilizada no final da Sprint do time ágil. Em resumo, a ferramenta reúne os elementos necessários que precisam ser inspecionados utilizando-se do Diagrama de Ishikawa para identificar causas possíveis para um efeito ou problema.
Entretanto ao realizar essa reunião, pode surgir dúvidas comuns daqueles que vão organizar a Retrospectiva da Sprint para obter sucesso:
- Objetivo;
- O que falar;
- Como fazer;
- Quem participa;
- Exemplos;
- Ideias criativas;
- Como resolver os problemas.
Assim, esse artigo tem como objetivo esclarecer essas dúvidas e apresentar soluções.
O que é a Retrospectiva da Sprint?
A Retrospectiva da Sprint é uma reunião realizada ao final de cada Sprint. Dessa forma se inspeciona os problemas encontrados e como encontra-se formas de como se resolvem:
- Objetivo: inspecionar como foi a última Sprint identificando formas de realizar melhoria contínua para aumentar a qualidade e a eficácia evolutiva do fluxo de trabalho e do time.
- Duração: Máximo 3 horas para Sprint de um mês.
- Participantes: Time Scrum.
Bem como, aprenda mais: Retrospectiva da sprint: fazendo a melhoria contínua do seu time
Para a Retrospectiva Ishikawa, entenda o que é o Diagrama Espinha de Peixe?
O Diagrama Espinha de Peixe é uma ferramenta utilizada para estruturar uma sessão de brainstorming com a finalidade de organizar o raciocínio na identificação das causas raízes dos problemas. Além disso é considerado uma das sete ferramentas básicas de qualidade, assemelha-se ao esqueleto de peixe, onde na “costelas” representa as causas de um problema e o resultado final na “cabeça”.
Porquanto esse diagrama consegue identificar as possíveis causas de um problema. Onde sua estrutura flexível e visual facilita a compreensão do time para focar na busca de melhorias.
Também conhecido como Diagrama Fishbone, Causa e Efeito, Espinha de Peixe e de Fishikawa o Diagrama de Ishikawa é capaz de trabalhar com diversos pontos de vista para encontrar-se a causa dos problemas.
Como a Retrospectiva Ishikawa conduz?
Essa ferramenta apresenta a vantagem de ser utilizada durante a reunião tanto na forma virtual ou com todos os membros presentes fisicamente. Para isso basta compartilhar o modelo através de plataformas ou softwares de colaboração ou reproduzi-lo para a equipe preencher em conjunto.
A condução da reunião é a mesma realizada no diagrama de Causa e Efeito. Ou seja, precisa seguir as seguintes etapas:
- Identificar um problema ocorrido na Sprint;
- Explicar as regras para os participantes;
- Escrever no campo “Foco” e na “cabeça” na parte direita do diagrama. Esse irá nortear toda análise da equipe;
- Com a colaboração do time realizar brainstorming questionando “Por que isso acontece?”. Identificar as possíveis causas do problema.
- Coletar evidências e dados relativo à cada causa;
- Identificar o que pode melhorar. E então priorizar com o time o que será colocado em prática para acompanhar a evolução.
Siga-nos nas redes sociais e aprenda ainda mais como obter melhores resultados com a agilidade: