Retrospectiva Ishikawa: como promover melhoria contínua?

A Retrospectiva Ishikawa é uma ferramenta de análise de causa para ser utilizada no final da Sprint do time ágil. Em resumo, a ferramenta reúne os elementos necessários que precisam ser inspecionados utilizando-se do Diagrama de Ishikawa para identificar causas possíveis para um efeito ou problema.  

Entretanto ao realizar essa reunião, pode surgir dúvidas comuns daqueles que vão organizar a Retrospectiva da Sprint para obter sucesso: 

  • Objetivo; 
  • O que falar; 
  • Como fazer; 
  • Quem participa; 
  • Exemplos; 
  • Ideias criativas; 
  • Como resolver os problemas.  

Assim, esse artigo tem como objetivo esclarecer essas dúvidas e apresentar soluções. 

 

O que é a Retrospectiva da Sprint? 

A Retrospectiva da Sprint é uma reunião realizada ao final de cada Sprint.  Dessa forma se inspeciona os problemas encontrados e como encontra-se formas de como se resolvem: 

  • Objetivo: inspecionar como foi a última Sprint identificando formas de realizar melhoria contínua para aumentar a qualidade e a eficácia evolutiva do fluxo de trabalho e do time. 
  • Duração: Máximo 3 horas para Sprint de um mês. 
  • Participantes: Time Scrum. 

Bem como, aprenda mais: Retrospectiva da sprint: fazendo a melhoria contínua do seu time 

Para a Retrospectiva Ishikawa, entenda o que é o Diagrama Espinha de Peixe? 

O Diagrama Espinha de Peixe é uma ferramenta utilizada para estruturar uma sessão de brainstorming com a finalidade de organizar o raciocínio na identificação das causas raízes dos problemas. Além disso é considerado uma das sete ferramentas básicas de qualidade, assemelha-se ao esqueleto de peixe, onde na “costelas” representa as causas de um problema e o resultado final na “cabeça”. 

Porquanto esse diagrama consegue identificar as possíveis causas de um problema. Onde sua estrutura flexível e visual facilita a compreensão do time para focar na busca de melhorias.  

Também conhecido como Diagrama Fishbone, Causa e Efeito, Espinha de Peixe e de Fishikawa o Diagrama de Ishikawa é capaz de trabalhar com diversos pontos de vista para encontrar-se a causa dos problemas. 

Como a Retrospectiva Ishikawa conduz? 

Essa ferramenta apresenta a vantagem de ser utilizada durante a reunião tanto na forma virtual ou com todos os membros presentes fisicamente. Para isso basta compartilhar o modelo através de plataformas ou softwares de colaboração ou reproduzi-lo para a equipe preencher em conjunto. 

A condução da reunião é a mesma realizada no diagrama de Causa e Efeito. Ou seja, precisa seguir as seguintes etapas: 

  1. Identificar um problema ocorrido na Sprint; 
  2. Explicar as regras para os participantes; 
  3. Escrever no campo “Foco” e na “cabeça” na parte direita do diagrama. Esse irá nortear toda análise da equipe; 
  4. Com a colaboração do time realizar brainstorming questionando “Por que isso acontece?”. Identificar as possíveis causas do problema. 
  5. Coletar evidências e dados relativo à cada causa; 
  6. Identificar o que pode melhorar. E então priorizar com o time o que será colocado em prática para acompanhar a evolução. 

 

Siga-nos nas redes sociais e aprenda ainda mais como obter melhores resultados com a agilidade: 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.