Como efetuar gestão de risco em projetos ágeis?
Por: setembro 3, 2021 3Min de leitura
Utilizar os métodos ágeis nos projetos de tecnologia não blinda a organização em relação aos riscos. Portanto, há também a necessidade de realizar a gestão de risco. Mas a forma pela qual é realizada é o diferencial proporcionado pela agilidade.
Nas práticas ágeis estão inclusas reuniões nas quais os times inspecionam, realizam ajustes e adaptam o resultado do trabalho com foco na satisfação do cliente. Isso permite que através da priorização baseada no valor obtenha-se conhecimento dos riscos, por consequência a probabilidade de impactar o produto/serviço.
Nesse sentido, à medida que se aprende a cada ciclo, utiliza-se abordagem iterativa e incremental para otimizar a previsibilidade e controlar o risco.
Inovar tem seus riscos
Para inovar e criar algo disruptivo para o mercado, falhar é de fato um risco certeiro. O primeiro passo é compreender essa afirmação. Não ter a certeza de como a inovação vai funcionar no mercado é real. Porém isso não pode ser fator limitante para que esse passo não seja realizado.
Não se trata de tomar decisões que podem colocar em risco o sucesso da organização. É gerenciar a incerteza para que em determinadas condições, caso ocorra falha possa coletar os dados, analisar o resultado obtido, aprender e evoluir melhorando continuamente através disso.
A certeza de que o produto ou serviço que sua organização está querendo inovar será maior se realmente estiver resolvendo algo significativo, relevante e usual para o mercado.
Caminho da certeza para gestão de risco em projetos ágeis
São diversas as opções de como implementar a agilidade ou transformação digital. O que era para ajudar na complexidade dos projetos acabou tornando-se complexo de se encaixar devido a variedade, para genuinamente transformar a organização e colher os resultados.
A Liga Ágil para poupar sua organização de ficar na tentativa e erro, já reuniu o necessário para alcançar o resultado da transformação digital. A partir da experiência dos seus especialistas ágeis criou o VDC – Value Delivery Cycle – modelo capaz conectar todo potencial das ferramentas e competências disponíveis para, de fato, criar uma empresa que gera resultados, capaz de se reinventar e criar novos negócios, respondendo rapidamente às necessidades de seus clientes e às novas oportunidades que o mercado traz.
Faça download do e-book completo do VDC – Value Delivery Cycle.
Siga-nos nas redes sociais e aprenda ainda mais como obter melhores resultados com a agilidade: