Gestão de Mudança Ágil: 06 objetivos para você alcançá-la.
Por: abril 5, 2022 4Min de leitura
A Gestão Mudança Ágil é inspirada nos métodos ágeis, possuindo entregas incrementais a cada intervalo de tempo. Dessa forma, cria-se não um roadmap fixo e que a partir dos impactos, estabelece ondas de mudanças, onde ao final de cada uma obtém-se o feedback como insumo da próxima fase.
O objetivo da gestão de mudança ágil é sustentar o processo de transição do status atual da organização até o estado desejado futuro, levando em consideração:
- Pessoas;
- Cultura;
- Estrutura;
- Tecnologia;
- Processos;
- Regras de Negócios.
Durante essa jornada institui-se os objetivos e resultados chaves de cada fase. Através deles a direção fica clara para onde a empresa está desejando obter avanços, o que vai nortear todas as decisões conforme for obtendo os feedbacks.
Objetivos através da Gestão de Mudança Ágil
Com o processo de mudança realizado de maneira mais flexível e adaptável, centrado nas pessoas, vai fazer com que reduza a falta de compreensão e a resistência organizacional. Assim, a precisão, eficiência e o foco dos objetivos almejados precisam ser criados a partir da realização de diagnóstico bem estruturado e assessments.
Leia também: Onde está? Para onde vai? O Assessment direciona
Em seguida, com esse resultado, elabora-se o plano estratégico de mudança. Tanto no âmbito individual quanto coletivamente, conforme cenário da sua empresa para se alcance os objetivos.
Com o mercado e o mundo em constante mudanças, a adaptação tornou-se ponto fundamental das empresas. Isso faz com que a Gestão de Mudança Ágil seja a resposta para que consiga se adaptar às mudanças, entregar os resultados sustentáveis e compreender as demandas de percepção de valor dos clientes o mais rápido possível.
O que se passa no mundo: Inove ou seja BANIdo!!
Indiscutivelmente esse cenário faz com que toda empresa busque os seguintes objetivos através da Gestão de Mudança Ágil:
- Agilidade como DNA – mais do que um modo de fazer as coisas, uma forma de pensar para fazer;
- Objetivos estratégicos – atuação baseada em metas estratégicas claras;
- Arquitetura adequada – suporte estruturado para desenvolvimento da agilidade e evolução dos produtos;
- Abrangência corporativa – agilidade para além da TI, com profundo comprometimento do negócio;
- Aprendizado empírico – aprender sempre por meio da experimentação;
- Evolução constante – tomar prática a melhoria contínua por meio da inspeção e adaptação.
Por que a gestão ágil incentiva mudanças?
Porque a gestão ágil é a resposta para que a empresa consiga responder aos desafios do mundo que está sempre em constantes e implacáveis mudanças.
Enfim, a decisão está sob sua responsabilidade: perceber fazer do mesmo jeito ou preparar e implementar modelo de estratégia mais adequado com entregas rápidas, contínuas e de alto valor para o negócio.
Caso sua decisão reconheça a importância de encarar o desafio de realizar a mudança organizacional, a Liga Ágil dispõe de profissionais capazes de criar modelo ideal conforme cada realidade. Portanto, habilita desde da liderança até nível operacional a promoverem a mudança de maneira bem-sucedida, onde as pessoas a entendem e incorporam ao seu novo cotidiano.