Lean Agile: reduza desperdícios e agregue valor

Lean Agile é a união entre metodologias centradas nos clientes para potencializar a geração de valor, adaptando às mudanças e reduzindo desperdícios. Portanto, a união de ambos consegue atender a necessidade das empresas que precisam encontrar formas de serem ágeis e fornecer produtos e serviços que possam gerar mais valor para os clientes. 

Compreenda o que são: Metodologias Ágeis:O que são e quais os principais tipos

Quais princípios do Lean Thinking?

Primeiramente, o Lean Thinking foi desenvolvido no Japão nas décadas de 50 e 60 por um engenheiro chamado Taiichi Ohno. Basicamente, os 05 princípios são:

  • Entrega efetiva de valor sob percepção do cliente;
  • Fluxo de Valor objetivo com eliminação dos desperdícios com foco no que agrega valor ao produto;
  • Fluxo contínuo de entregas;
  • Produção puxada desenvolvendo apenas o que o cliente quer;
  • Busca da melhoria contínua.

Através das pressões competitivas do mercado que segue em constante mudanças, a aplicação desses princípios contribui para melhoramento contínuo e resultados sustentáveis.

Nesse sentido, veja exemplos de como variações do Lean podem promover otimizações: O que a Co.Lab Serasa aprendeu com Business Agility

E as Metodologias Ágeis?

Por outro lado, as metodologias ágeis têm sua origem no Manifesto Ágil. Portanto, a partir dele, surgiram diversas formas para transformar os princípios e valores em ações para as empresas.

Em outras palavras, entenda o Manifesto Ágil 

O Manifesto Ágil consiste nos 04 valores: 

  • “Indivíduos e interações mais que processos e ferramentas; 
  • Software em funcionamento mais que documentação abrangente; 
  • Colaboração com o cliente mais que negociação de contratos; 
  • Responder a mudanças mais que seguir um plano; 
  • Ou seja, mesmo havendo valor nos itens à direita;  
  • valorizamos mais os itens à esquerda.”

Lean Agile: a transformação da empresa?

Abordar o Lean em conjunto com os princípios e valores da Agilidade vai fazer com que sua empresa consiga  não só se adaptar rapidamente às necessidades de negócios em constante mudança. Mas também  entregar valor de negócios mais rápido e melhorar continuamente através do foco na percepção de valor do cliente.

Lean Portfolio Management 

Há muitas semelhanças entre ambas, por isso consegue potencializar a geração de valor tanto para a empresa, quanto para o cliente. 

Através da Educação Corporativa da Liga Ágil, disponibilizamos o curso Enterprise Business Agility + VDC. Essa jornada habilita a mentalidade de crescimento, as abordagens e as habilidades exigidas no mundo dinâmico e em rápida evolução de hoje. Como resultado vai gerar vantagem competitiva e resultados sustentáveis.

Acesse aqui o conteúdo do curso e aplique na sua empresa.

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.