BPM e o Manifesto Ágil: o que são e como se relacionam?
Por: março 3, 2023 5Min de leitura
BPM ou Business Process Management, refere-se a abordagem para gerenciamento de processos de negócios. Sobretudo seu objetivo principal é otimizar a eficiência, reduzir custos e melhorar a qualidade dos produtos e serviços entregues por uma empresa.
Por sua vez, o Manifesto Ágil contém o conjunto dos valores e princípios que norteiam a filosofia de desenvolvimento ágil de software. Com o intuito de proporcionar flexibilidade e adaptação às mudanças de demandas de mercado.
Ou seja, o primeiro aborda a sistemática para gerenciar e melhorar os processos de negócio de uma organização e a segunda, incentiva a adaptação do fluxo de valor das empresas às constantes mudanças do mercado. Com a união de ambos, será possível melhorar a eficiência dos processos e, ao mesmo tempo, aumentar a satisfação do cliente por meio da flexibilidade.
BPM aplicado com os 12 princípios ágeis
Sob o mesmo ponto de vista, a seguir apresentamos como os 12 princípios ágeis, definidos no Manifesto Ágil, podem ser aplicados juntamente com o BPM. Assim, compreenda como realizar a partir de cada princípio:
[table id=3 /]
Unindo forças: como combinar os princípios ágeis e BPM
BPM composto por quatro fases: modelagem, análise, execução e monitoramento. Na fase de modelagem, os processos são identificados e documentados. Logo após, na sequência, na fase de análise, realiza-se análises e melhorias nos processos. Então, já na execução, implementa-se os processos. Em conclusão, no monitoramento, mensura-se para continuar que sejam eficientes e eficazes.
Por outro lado, o Manifesto Ágil surgiu como uma resposta às limitações das abordagens tradicionais de gerenciamento de projetos. Pois antes eram baseadas em documentação extensa e planejamento detalhado. Assim, essa mudança procurou valorizar mais indivíduos e interações, software funcionando, colaboração com o cliente e resposta à mudança do que processos e ferramentas, documentação abrangente, negociação de contratos e seguir um plano.
Lean Agile: reduza desperdícios e agregue valor
Portanto, tanto os princípios ágeis quanto BPM podem ser aplicados em diversas áreas, incluindo fora da área de TI. De tal forma que ao aplicá-los cria novas possibilidades para melhorar a eficiência dos processos, reduzir os erros e aumentar a produtividade.
Logicamente, isso tudo acontecendo com as pessoas para que os envolvidos nos processos sejam incentivados a colaborar na busca por melhorias e que haja uma cultura de inovação e flexibilidade.
VDC – Value Delivery Cycle desvendando o caminho
O mundo dos negócios está cada vez mais volátil, incerto e complexo, e as empresas precisam adaptar seus processos, produtos ou serviços para sobreviver.
Adote agora mesmo o Business Agility, a chave para superar as adversidades do mercado atual.
Nesse sentido, a Liga Ágil oferece o VDC, onde reúne as melhores práticas e técnicas, criando modelo capaz de criar uma empresa que gera resultados. Então, através do VDC – Value Delivery Cycle sua empresa conseguirá promover a transformação corporativa para alcançar resultados sustentáveis. Pois, com a maturidade nos pilares: Propósito, Aprendizado, Entrega Contínua e DNA de Inovação, irá direcionar a organização para atender às necessidades do cliente de maneira eficaz e inovadora.
VDC – Value Delivery Cycle: acelere sua empresa
Assim sendo, sua empresa terá maior visibilidade dos projetos, alinhamento de TI com outras áreas, aumento da moral das equipes e empoderamento, além de maior velocidade de entrega e produtividade.
Não perca mais tempo e saia na frente da concorrência e alcance o sucesso em sua transformação digital!