Entrega de valor centrada no cliente: mude agora
Por: novembro 25, 2022 4Min de leitura
Para realizar entrega de valor centrada no cliente, seja tanto no produto ou serviço prestado, é o que toda empresa tem buscado. Atualmente empenham diversos esforços para compreender genuinamente e captar, compreender e então conseguir a cada jornada, clientes cada vez mais satisfeitos.
Entretanto, para ser uma empresa que entrega valor de forma contínua, precisa estar alinhada às tendências e mudanças do mercado, como também quanto com as tecnologias e melhores práticas em relação ao consumidor. Por isso, vale destacar que para atender as dores essenciais do consumidor e que gerem resultados para a organização precisa ser realizada de forma holística e estratégica.
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O que é entrega de valor centrada no cliente?
Todo cliente quando opta por um produto ou serviço, faz uma pesquisa entre as opções disponíveis no mercado, e escolhe o que mais atende suas necessidades. E quais critérios ele usou para concluir sua percepção de entrega de valor? Mesmo que sua empresa possua o melhor produto ou serviço, preço ou até mesmo esteja bem localizada estrategicamente, há outras variáveis e contextos que influenciam na escolha do consumidor. Afinal ele vai considerar o valor percebido em relação ao preço e a concorrência.
Gerar valor para o cliente: qual a necessidade atender?
Dessa forma, a entrega de valor centrada no cliente precisa estar atenta também às avaliações subjetivas a ele, e não somente a situações mais óbvias. Portanto, para isso deve:
- Direcionar a estratégia às necessidades do cliente;
- Priorizar as ações com base em valor;
- Organizar o Roadmap de Produto ou serviço;
- Adaptar a forma como planejar e realizar o ciclo de vida e continuidade.
Para iniciar essa jornada, sugerimos a leitura do ebook VDC – Value Delivery Cycle. Através deste material, será possível compreender como reunir diversas ferramentas de forma estratégica para realmente atender a necessidade do cliente, encantá-lo e conseguir gerar valor em sua percepção.
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O processo de entrega de valor passa pelo entendimento do comportamento do cliente, sua interação, insatisfações e quais os benefícios do produto/serviço ele percebe. Por isso, envolver-se com o cliente, desenvolvendo formas de aprendizado dessa relação torna-se imprescindível para o ciclo de vida do produto. Ou seja, quanto mais dados para tomarem decisões, mais insights vão surgir.
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E como fazer tudo isso na prática?
A empresa precisa buscar formas de captar o que valoriza e pensa o consumidor. Realizar a mensuração através de métricas sobre as necessidades ou dores essenciais para obter assertividade e eficiência na elaboração da estratégia.
O uso de dados para gestão como requisito competitivo
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