Gerar valor para o cliente: qual a necessidade atender?

Conseguir gerar valor para o cliente é o que toda empresa procura realizar. Por mais que o mercado, concorrência e novos entrantes possam surgir, o caminho a seguir trata-se de compreender, através das dores ou necessidades do cliente, o que é valor na percepção dele. 

Mas será que o consumidor do seu serviço ou produto é o mesmo? Como identificar essa necessidade de mudanças?

Afinal, a existência de qualquer empresa está relacionada com o mercado consumidor. A capacidade empática de compreender e aprender estrategicamente a necessidade do cliente, faz o alinhamento do produto ou serviço centrado no ser humano para a melhoria contínua.

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Gerar valor para o cliente primeiro entenda a necessidade

Para construir uma empresa digital de sucesso orientada à geração de valor para cliente, logicamente o primeiro passo é compreender a necessidade dele. Mas como saber? 

Publicada na revista Psychological Review, pelo psicólogo americano, Abraham Harold Maslow, a Hierarquia das necessidades descreve teoria motivacional, através de cinco níveis de necessidades em uma pirâmide. A partir da  base para cima, as necessidades são: 

  • Fisiológicas – equilíbrio interno do organismo – alimentação e vestuário;
  • Segurança –  (segurança no emprego);
  • Sociais – necessidade de se relacionar com pessoas – amor, pertencimento ou amizade; 
  • Estima – estima por si mesmo ou desejo de reputação, respeito dos outros – sentir-se dignos, autoconfiantes, status;
  • Auto Realização – busca de crescimento pessoal –  desenvolvimento de habilidades para realizar seu potencial.

Essa teoria afirma que os seres humanos são motivados a satisfazer suas necessidades nessa ordem hierárquica. Por outro lado,  à medida que cada uma dessas necessidades se torna satisfeita, impulsiona-se para o próximo nível. Onde tem seu ponto máximo em atingir a auto realização. 

Dessa forma, seu cliente está a todo momento buscando atender alguma dessas necessidades em relação ao seu produto ou serviço. Sua empresa já identificou qual delas ele busca? Quais as métricas que sua empresa acompanha em relação a cada nível de necessidade do consumidor? Como mensurar os dados para criar uma estratégia competitiva adaptativa? Quais diferenciais esses insights proporcionam para seu produto ou serviço?

O uso de dados para gestão como requisito competitivo

Quer saber um segredo? Outro aspecto relevante que torna fundamental destacar que quanto mais abaixo da pirâmide das necessidades seu produto ou serviço se posicionar, maior a vulnerabilidade de ser trocado por outro. Posicionar-se unicamente em atender as necessidades de percepção de valor somente fisiológicas, faz com que o consumidor não consiga diferenciar vantagens entre seu produto e da concorrência. Criando barreiras frágeis que podem ser rompidas muito facilmente. 

Atenda as dores essenciais do consumidor

Pense nisso por um momento, o quanto se torna essencial começar a se preocupar em atender as dores essenciais do consumidor. Ou seja, priorizar de acordo com o valor que entregará para o cliente, para que consequentemente resultado que trará para o negócio. Dessa forma, conseguir entregar valor sempre e no tempo certo. 

Compreenda em que ponto sua empresa está: Enterprise Agile Assessment

Em contrapartida, quanto mais compreender qual a percepção consumidor de valor em relação ao produto/serviço oferecido, mais sua empresa vai desenvolver a estratégia para criar ciclos de aprendizados curtos, com o objetivo de abrir as mentes para pensar e inovar de forma adaptativa.

Entenda a necessidade dessa mudança: Transformação Ágil: como fazer a escolha certa?

Portanto, a empresa precisa buscar formas de captar o que valoriza o que pensa o consumidor, mensurando através de métricas cada necessidade ou dores essenciais para obter assertividade e eficiência na elaboração da estratégia. 

Gerar valor para o cliente também trata a geração de valor para empresa. Ambos caminham juntos e não param. Por que isso? Porque torna-se contínua a evolução em busca de resultados sustentáveis e a melhoria contínua de tudo que executamos.

Ambidestria Organizacional 

Mas como colocar tudo isso em prática? A Liga Ágil está preparada com profissionais capacitados para habilitar sua organização e tornar cada integrante agente de transformação de mudança para alavancar novos aprendizados e resultados. 

Enfim, para iniciar essa jornada, sugerimos a leitura do ebook VDC – Value Delivery Cycle, através dele vai compreender como reunir diversos ingredientes de forma estratégica para realmente atender a necessidade do cliente, encantá-lo e conseguir gerar valor na percepção dele.

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