Como aumentar a produtividade com a Agilidade

O que é aumentar a produtividade de uma empresa? No primeiro momento pode se ter a ideia de que seria produzir mais do mesmo. Escalar o produto ou serviço ampliando a quantidade de atendimentos. 

Porém, a produtividade organizacional está relacionada, sim, à capacidade de realização, mas também à quantidade de recursos utilizados. Logo, faz sentido relacionar tudo que compõe de recurso para se produzir um produto ou serviço: 

  • Matéria prima; 
  • Tempo; 
  • Tecnologia; 
  • Equipamentos; 
  • Pessoas; 
  • Processos; 
  • Custos etc. 

Portanto alterar quaisquer dessas uma dessas variáveis na equação com eficiência, agilidade e qualidade para produzir mais com menos aumentará a produtividade da empresa. 

 

O que fazer para aumentar a produtividade de uma empresa? 

É possível aumentar a produtividade de qualquer empresa. À primeira vista pode até parecer fácil. Mas tudo vai depender do quanto toda organização está disposta a se reinventar. Ainda mais, deixar a inércia das estruturas hierárquicas verticais e culturais dos feudos departamentais. Em outras palavras, requer mudar de direção e orientá-los na direção de criar respostas às necessidades dos clientes. Inovar e identificar novas oportunidades em relação a percepção de valor do cliente. 

 

Aprenda mais: Transformação Ágil: aperte o cinto o piloto surgiu! 

 

Empreender esse esforço do primeiro passo pode parecer difícil. Do mesmo modo que aumentar produtividade com tantas variáveis e quais impactos cada uma pode trazer. Há custos, processos e operações envolvidos que precisam ser avaliados para se ter o correto roadmap. 

 

O fato é que para aumentar a produtividade de uma empresa é preciso encarar tudo isso. Precisa ter estratégia e visão pautadas na geração de valor e no real propósito de atender às necessidades do cliente. 

O começo da jornada de melhorias 

Primeiramente, identificar tudo aquilo que limita o potencial, utilizando-se métricas capazes de demonstrar a produtividade atual. Em seguida, promover iniciativas de melhoria sobre cada um dos aspectos. Além disso, estabelecer prazo, objetivo e critérios claros para mensurar o resultado de cada ação. 

 

Entenda como melhorar: Kaizen: como implantar essa jornada de melhoria contínua 

 

Em contrapartida a cada ciclo de avaliação de resultado, promover as adaptações necessárias para manter o foco no que é almejado. 

 

A Liga Ágil, como consultoria de transformação digital, habilita às empresas a poderem aprender, colaborar e transformar suas organizações para o futuro. Utiliza-se das melhores ferramentas de estratégia de forma 100% digital com formato altamente customizado para atender às necessidades de cada negócio. 

 

Além disso, pode contar com especialistas ágeis da Liga Ágil com experiência em diversos mercados. Da mesma forma, cada um reúne habilidades e competências para realizar desde do primeiro Assessment até a construção do roadmap da jornada ágil. 

 

Por fim siga-nos nas redes sociais e aprenda ainda mais como obter melhores resultados com a agilidade: 

LinkedIn | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.