Por: 23 de setembro de 2022 5Min de leitura
Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, existe uma diferença entre Business Agility e Agile Business.
Business Agility se tornou essencial para empresas em transformação digital, pois fornece as ferramentas necessárias para dinamizar a iteração com os clientes e enfrentar as mudanças nas necessidades do mercado. Surge como resposta da necessidade em relação ao mundo dos negócios que é cada vez mais volátil, incerto e complexo.
Estratégia de Business Agility não é receita de bolo
O conceito de Business Agility foca na capacidade da organização e em comportamentos – lembrando que não trata-se de soft skills – que em conjunto, ajudam a aprimorar o trabalho e tornam o negócio seja flexível, adaptável, resiliente e capaz de atingir seu propósito de forma inovadora e rápida.
Porém ao referir-se a Agile Business, o foco é especificamente quanto à eficiência do processo.
Apesar de não ser uma visão ruim, “não existe nada pior do que fazer de maneira muito eficiente uma coisa que não deveria ser feita!”.
Business Agile – Como as áreas de Backoffice precisam participar da Transformação Ágil
Desde do lançamento do manifesto ágil, criado em fevereiro de 2001, muitas mudanças aconteceram. Naturalmente o conceito de agilidade e sobre o ágil, já foi expandido, saindo da área de TI e em processo de disseminação em outras áreas da empresa.
Assim sendo, o que inicialmente proporcionou ganho expressivo de desempenho do time, obteve-se mais espaço pela contribuição nas grandes empresas. Nota-se que somente ao nível de time não era possível completar o fluxo de valor. Havia também a necessidade de envolver outras equipes que vão além do pequeno grupo de profissionais que atuam de maneira multifuncional.
Em outras palavras, nesse contexto as restrições devido a necessidade do envolvimento de várias equipes que possuíam dependências entre si, fez com que a agilidade rompesse os limites de time e iniciasse o processo de escala. A fim de envolver todos e que ao final suas entregas possam compor o produto ou serviço final para o cliente, o Scaled Agile entra em cena.
Gestão de Mudança Ágil: 06 objetivos para você alcançá-la
Scaled Agile significa sincronizar e coordenar o trabalho de vários times ágeis ao mesmo tempo em nível organizacional maior. À medida que as empresas percebem os benefícios das transformações ágeis tendem a buscar formas de ampliá-los para todo o fluxo de valor.
Por sua vez, o Business Agility eleva a agilidade para perspectiva mais organizacional. Por consequência aumenta a complexidade, pois tem como objetivo levar a agilidade para toda empresa.
Nesse aspecto, encontra-se então a grande diferença entre Business Agility e Agile Business. O primeiro visa atuar no mindset organizacional, capacidade da organização e em comportamentos. Como resultado guia a empresa para seu propósito de geração de valor, com DNA de inovação, entregando valor frequentemente e aprendendo com seus clientes, através de uma jornada construída com muitos ciclos de aprendizagem e adaptações.
Transformação Ágil Enterprise Business Agility
Já o Agile Business atua diretamente na eficiência do processo, o que também traz diversos benefícios para empresa, mas não deve ser confundido com o Business Agility. Saber a diferença entre ambos vai fazer com que tenha a escolha certa na necessidade da sua empresa.
Por isso a Liga Ágil possui o Centro de Competência (CoC) que coloca a disposição para a alocação de profissionais proficientes em agilidade com as competências necessárias para garantir o avanço da maturidade ágil em sua empresa. Trata-se de uma comunidade dos melhores profissionais trocando experiências constantemente entre si através de nossas redes e de nossos eventos, compartilhando melhores práticas e dificuldades, buscando soluções para atingirem o sucesso em nossos clientes.
Clique aqui e busque o profissional que vai contribuir para atender às suas necessidades de negócio.