Agile Master: como ser o profissional que o mercado deseja

Agile Master é a função responsável por facilitar a metodologia ágil ao time. Por dominar diversos métodos e framework, não limitando-se a um único, consegue, dentro do seu contexto, identificar necessidades e implantar soluções práticas para criar ambiente propício para nortear a formação do mindset ágil.  

Dessa forma, possui profundos conhecimentos de princípios, valores, práticas, regras, papéis, artefatos, tipos de reuniões e transita facilmente entre os métodos ágeis para fornecer a resposta certa para alcance da geração de valor. 

 Diferença entre Agile e Scrum Master

 A diferença entre Agile Master e o Scrum Master é simples: o método. Scrum Master como o próprio nome descreve, entende e aplica o framework no qual está associado. Enquanto o Agile Master além de possuir todas as competências e habilidades do Scrum Master também conhece e aplica outros. 

 Dessa maneira as empresas vêm encontrando através da agilidade como alcançar e sustentar suas estratégias focando no cliente.  A princípio não é toda organização que trabalha Scrum, logo o Agile Master destaca-se entre os profissionais por combinar os valores, princípios, práticas com o mindset ágil. 

Aprenda como a Liga Ágil a cultura digital e ágil na organização: E-book Value Delivery Cycle 

 Profissional Procurado 

 Há vagas para Agile Master em aberto no mercado. Portanto as organizações à medida que estão com mais maturidade sobre o que é, onde e quando se usa a agilidade estão requerendo cada vez mais esse profissional. 

Desse modo, por promover soluções flexíveis e adaptativas para os obstáculos organizacionais, consegue através da melhoria contínua promover as mudanças que vão contribuir como fator de competitividade para o alcance dos resultados.   

 Afinal o sucesso desse profissional está na sua capacidade em conseguir: 

  • De forma evolucionária melhorar continuamente o time buscando alto desempenho. 
  • Garantir a realização das cerimônias ágeis adequadas a seu propósito; 
  • Estabelecer ambiente para cultura de aprendizado e evolução; 
  • Disseminar princípios, valores e conceitos ágeis na companhia; 
  • blindar equipe de interrupções; 
  • Elaborar e dar transparência às métricas de eficiência e eficácia dos times; 
  • Apoiar o Product Owner em práticas ágeis para organização e negociação das prioridades do Backlog do Produto; 
  • Experiência em promover a transformação ágil utilizando-se seja Scrum, Kanban, XP ou qualquer outro método.  

Descubra como RH pode atuar com o Agile Master: O Papel do RH nas organizações Ágeis 

 Profissional que o mercado deseja 

 Para ser Agile Master precisa realizar formação que transmita desde a essência da agilidade até de maneira geral os métodos, soft skills e ferramentas.  Pois através disso irá guiar, facilitar e ensinar as práticas ágeis para todos os envolvidos nas entregas de desafios complexos, removendo os impedimentos e assegurando que os processos ágeis estão sendo seguidos. 

 

Aprenda mais sobre agilidade: Metodologia Ágeis: O que são e quais são os principais tipos. 

 

Liga Ágil, consultoria de transformação digital que oferece apoio estratégico na condução da mudança organizacional, possui o treinamento específico para se tornar esse profissional que o mercado procura. Como resultado tem como objetivo capacitar aqueles que atuarão nesse papel, tornando-os guardiões e mentores das práticas ágeis, essenciais para perpetuidade da cultura ágil na organização. 

 

Assim inicie sua trajetória solicitando agora o treinamento: Agile Master – Criando Times Incríveis. 

 

Por fim siga-nos nas redes sociais e aprenda ainda mais como obter melhores resultados com a agilidade: 

LinkedIn | Facebook | Instagram | Twitter | Youtube 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.