Papéis da Agilidade: verdades que nunca contaram

Quando se fala em métodos ágeis, logo vem em mente quais papéis da agilidade precisam ser desempenhados para que os objetivos sejam alcançados. Entretanto, diferente do que era imaginado, não está centralizado em uma única pessoa.  

Embora sendo originado com foco no desenvolvimento de softwares, atualmente a agilidade está além dessas fronteiras, chegando a toda empresa. Por isso, para atender não somente a implantação do método, mas também às outras responsabilidades foram emergindo novos papéis.  

À medida que esse movimento vem crescendo e as empresas percebendo a importância de ter em seus times pessoas que possam atuar nesses papéis, menor será a probabilidade de resistência à mudança.  

 

A verdade dos Papéis da Agilidade 

01- Scrum Master 

É o facilitador do framework Scrum, onde ajuda todos a saírem da teoria e alcançarem a prática. Essa atuação acontece tanto no âmbito do time quanto na organização. Dessa forma, busca ampliar a maturidade dos valores e princípios ágeis, através dos processos, cerimônias e práticas. 

Compreenda mais sobre Scrum Master: O mundo mudou e o propósito dos papéis na organização segue o mesmo? 

 

02- Product owner 

Esse papel não gerencia as pessoas, mas é totalmente responsável por maximizar o valor do produto resultante do trabalho do time Scrum. Além disso, também gerencia de maneira eficaz o Backlog do produto para alcançar o resultado esperado. 

Entenda o Product owner: maximiza valor ou entrega produto? 

 

03- Ux designer 

O UX designer atua na interação entre usuários e produtos/serviços. Onde suas ações visam melhorar a experiência do cliente, desde do início da sua jornada de aquisição e função do produto/serviço, percepção de geração de valor,  incluindo aspectos de branding, design e usabilidade. 

Além disso, analisa, através de diversas técnicas, as considerações de o porquê, o quê e como se faz o uso do produto/serviço. Isso coopera para que possa melhorar a satisfação e a fidelidade do cliente. 

Perceba: Ux designer: por que sua organização precisa desse profissional? 

 

04- Arquiteto DevOps 

A palavra DevOps é uma combinação dos termos desenvolvimento e operações. Assim o principal papel desse profissional é utilizar práticas ágeis e adaptativas, para aumentar a capacidade da empresa de entregar produtos/serviços. 

Como resultado esperado, se obtém impulsionamento da inovação nos negócios e satisfação do cliente e a entrega mais rápida de valor. 

Veja mais detalhes:Devops: vá com CALMS que o resultado chega! 

 

05- Agile Master 

Tem como papel identificar as barreiras pelas quais a agilidade não está alcançando os resultados esperados. Além disso, propor ações para serem tomadas a fim de elevar a alavancar a maturidade do time.  

Tenha na sua empresa o Agile Master que o mercado deseja 

Portanto, caso ainda tenha alguma dúvida, acesse os webinários realizados pela equipe de expert ágeis da Liga Ágil e perceba relevância de cada papel dentro do contexto ágil da empresa. Afinal, ser Ágil é conseguir se adaptar rapidamente a todos os cenários – previsíveis ou não.   

Acesse aqui e se prepare o quanto antes. 

 

A Liga Ágil dispõe de profissionais atualizados e preparados com as competências necessárias para habilitar os profissionais da sua empresa a maximizar o valor do produto.. Clique aqui e contrate a pessoa que precisa do nosso Centro de Competências para sua empresa. 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.