Talentos Digitais: faltam pessoas para a Transformação Digital?

Inúmeras empresas estão à procura de talentos digitais. A quantidade de vagas em aberto para as áreas relacionadas à tecnologia e inovação têm atraído muitos até migrarem para essas novas oportunidades.

Quais os maiores desafios do RH diante da Transformação Digital das empresas? Segundo matéria publicada na revista HSM Management 01 em matéria publicada em abril de 2022: “Recrutar, reter e engajar: a transformação digital e os três grandes desafios do RH”  A matéria relata o quanto a realização dessas ações na busca desses profissionais pode ser difícil. Além disso, a ausência deles podem impactar na transformação digital e, consequentemente, na competitividade das empresas. Então a procura por essas pessoas tornou-se imprescindível dentro de um cenário de rápidas mudanças e adaptações. 

Transformação Ágil Enterprise Business Agility

 

Por sua vez, em outra notícia mais recente, publicada na Época Negócios, em 08 de abril de 2022, descreve a dificuldade das empresas em realizar a retenção dos jovens talentos: “Por que é tão difícil reter jovens talentos digitais? Não é (só) por falta de oferta.02” A matéria é categórica em afirmar: “É preciso entregar uma nova proposta para que o colaborador sinta-se intrinsecamente motivado a partir de drivers como propósito, maestria e autonomia.”

Mas como a empresa pode solucionar esse problema?

 

Para talentos digitais tenha RH Ágil

A solução dessas questões passa por uma verdadeira mudança para implementar estratégias de transformação cultural, promover colaboração cross-funcional entre áreas oferecendo novas formas de se trabalhar. Em outras palavras, evoluir o RH e torná-lo alinhado às estratégias do negócio, através de uma proposta que possa abordar todas as dimensões de uma empresa contemporânea.

O Papel do RH nas Organizações Ágeis

 

Assim sendo, o RH Ágil tem seu papel de integrar ações práticas para aprender, refletir, adaptar e reaprender sobre cada time, liderança ou pessoa. Portanto, buscar a adoção de abordagens ágeis e flexíveis para contribuir para evolução das pessoas, dos times, liderança e da organização como um todo. Desse modo, irá apresentar condições para competir no novo mundo e no mercado com a Transformação Digital.

Transformação Digital: Descubra como e por que aplicá-la!

 

Logo, para repensar a forma de trabalhar e ajustar as práticas de engajamento das pessoas para serem mais humanistas e baseadas em valores o RH vai precisar: 

1-  Design Organizacional, Funções e Planos de Carreira:

  • Desenhar uma nova maneira de Trabalhar;
  • Funções;
  • Planos da Carreira.

2- Aprendizagem e Desenvolvimento:

  • Cultura de Aprendizagem;
  • Organização de Aprendizagem;
  • Modalidades de Aprendizagem.

3- Aquisição de Talentos:

  • Recrutamento;
  • Integração – A experiência de boas-vindas.

4- Habilitando o desempenho Eficaz:

  • Atuação;
  • Motivação intrínseca envolvente;
  • Os incentivos não são apenas financeiros.

5- Mindset ágil no RH:

  • Aplicando práticas ágeis a operações e iniciativas;
  • Habilitando uma mentalidade ágil na empresa;
  • Função principal.

RH Ágil: como funciona a construção do futuro

 

A solução definitiva

Portanto, essas cinco dimensões tornam-se críticas e fundamentais para exercer a mudança necessária para adaptar-se a esse novo momento. Mesmo diante desse ambiente de incertezas do mercado, a Transformação Digital demonstrou ser a saída de inúmeras empresas. Porém para que isso aconteça vai precisar de pessoas. Uma vez que, esses talentos digitais estarão à frente de projetos, produtos, serviços, Internet das Coisas, Cloud Computing, Big Data, Business Intelligence, entre tantos outros.  

Por isso, não deixe faltar ou reter as pessoas para a Transformação Digital na sua empresa. Através da trilha de treinamentos da Liga Ágil iremos ter a solução personalizada e não um treinamento de “prateleira”. Como resultado, levamos em consideração a necessidade da sua empresa, cultura e seus desafios, adequando a linguagem e o conteúdo para aquilo que de fato se faz relevante às pessoas. 

Clique aqui e vamos juntos construir a força que o RH precisa para implementar uma cultura de transformação digital inclusiva, diversa, trabalhando de forma colaborativa e ágil.

—-

Referência:

01- Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link: https://revistahsm.com.br/post/recrutar-reter-e-engajar-a-transformacao-digital-e-os-tres-grandes-desafios-do-rh

02- Este trecho é parte de conteúdo que pode ser compartilhado utilizando o link https://epocanegocios.globo.com/colunas/noticia/2022/04/por-que-e-tao-dificil-reter-jovens-talentos-digitais-nao-e-so-por-falta-de-oferta.html

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.