Comportamento do Consumidor: aprenda e crie vantagem competitiva

Sua empresa conhece o comportamento do consumidor de seus produtos ou serviços? Até certo tempo atrás era difícil compreender quais eram os hábitos de compra, motivações e os fatores internos e externos. Porém hoje, cada vez mais a tecnologia tem proporcionado condições de compreender como a jornada de compra acontece.

Não há empresa sem produtos e nem produtos sem estratégia.

Toda empresa precisa saber onde quer chegar com seu portfólio de produtos e, mais do que isso, cada produto precisa de uma estratégia clara, que englobe todas as intenções tanto para médio como longo prazo, os OKRs e iniciativas envolvidas para chegar ao escopo final.

Avaliar a possibilidade de adotar no curto prazo uma cultura ProdOps (Product Operations). Business Data & Insights, Customer and Market Insights, Process and Practices é mais do que necessário e urgente. 

Comportamento do Consumidor construa o caminho

O que iniciou com Devops, reunindo desenvolvimento e operação, hoje traz outro ponto de vista, através do ProdOps reunindo as demais áreas que relacionam-se com o produto. 

Devops: vá com calms que o resultado chega

A Cultura de Product Operations ou ProdOps tem como objetivo derrubar as barreiras departamentais para que as pessoas que atuem no fluxo de valor do produto possam conquistar mais resultados. Portanto, ao realizar o alinhamento entre todos, conseguem transformar o conhecimento que tem do cliente em resultados para o negócio.

Outra maneira de pensar sobre esse caminho, trata-se do Business Data & insights relacionada com a capacidade de gerar insights a partir dos dados da empresa. Em outras palavras, identificar, capturar, entender, analisar e avaliar para transformar dados em oportunidade de ações para fonte de vantagem competitiva. 

Uma vez que o comportamento do consumidor durante a sua experiência na jornada de compra deixa reflexos, está aí a oportunidade de compreendê-lo ainda mais na sua necessidade. A forma que interagem com o produto ou serviço, possibilita a empresa transformar esses dados em ações. 

Gerar valor para o cliente: qual a necessidade atender?

 Ou seja, quanto mais compreender e conseguir interpretar os dados mais próximo estará de forma tangível e intangível em condições de criar resultados chave. Assim sendo, podem estar relacionados desde formas para atrair, reter e fidelizar atuais ou potenciais clientes.

Certamente, para conseguir sincronizar essas ações, requer o devido apoio e engajamento de todos os envolvidos, de modo a formar uma nova cultura organizacA proposta de aprender continuamente sobre o consumidor, ou  Customer and Market Insights cria a oportunidade de obter insights e aprimorar ações  em relação à necessidade de entregar valor e não simplesmente o produto para o cliente.ional relacionada aos processos e as práticas.

Acelere a jornada da sua empresa

Toda empresa atualmente está imersa em uma nova realidade. Nada fica parado, por isso a evolução constante permitirá mudar rapidamente e se adequar sempre que necessário.  

A Liga Ágil está preparada para instrumentalizar a sua organização oferecendo apoio estratégico e habilitar toda a empresa  para promover essa mudança organizacional. Desde o alinhamento da estratégia, planejamento à execução e governança para acelerar a transformação. Habilitamos as pessoas atuando lado a lado com nossos clientes para construir um modelo operacional único, de acordo com o DNA de cada organização, e conquistar juntamente com eles resultados de excelência.

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