Riscos e barreiras para uma transformação empresarial

Quando é tomada a decisão de iniciar a jornada de transformação de negócio não tenha dúvidas haverá diversos benefícios significativos, como aumento da eficiência, inovação, satisfação do cliente e lucratividade, mas também vem acompanhado de muitos riscos e incertezas, resistência à mudança, perda de produtividade, desalinhamento de metas e interrupções imprevistas.

Isso tudo acontece, pois a transformação dos negócios muda a forma como uma empresa opera, entrega valor e compete no mercado, envolvendo a adoção de novas tecnologias, processos, estratégias ou modelos de negócios. 

Mas atenção! Se ficar parado, a concorrência ultrapassa, se optar por seguir estará diante de uma tarefa complexa e desafiadora, mas essencial para as empresas que querem se manter competitivas no mercado volátil de hoje.

Esteja preparado para assumir uma parcela de riscos, adotando estratégias eficazes para superá-los e obter os benefícios e vantagens dessa jornada.

Entendendo os riscos da transformação

Embora a transformação dos negócios possa proporcionar recompensas significativas, ela também vem com uma série de riscos:

  • Internos: a empresa tem o controle, como mau planejamento, falta de adesão dos funcionários e desafios técnicos, entre outros.
  • Externos: estão fora do controle da empresa, como crises econômicas, mudanças tecnológicas e novas regulamentações, etc.

Riscos Internos mais comuns 

Resistência à Mudança

Tenha certeza que em qualquer empresa algumas pessoas não aceitam rapidamente a ideia. Para superar a resistência e o medo da mudança, inconsciente ou não,  entre os envolvidos precisa envolvê-los e capacitá-los durante todo o processo. Ou seja, isso significa envolvê-los desde o planejamento e implementação da mudança, comunicar de forma clara e frequente os benefícios e expectativas, fornecer-lhes treinamento e coaching, e solicitar e agir sobre seus feedbacks e sugestões.

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Falta de visão

Sem uma visão e estratégia claras, seus esforços de transformação ficam sem direção e foco. Portanto, precisa ter uma compreensão clara dos objetivos, valores e pontos fortes da empresa e como seus esforços de transformação vão contribuir para alcançá-los. Para ultrapassar isso, comunique a visão e estratégia de forma clara e frequente aos envolvidos e impactados, e garanta que eles entendam e apoiem seus objetivos, assumindo papel de protagonista na transição.

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Comunicação inadequada

Promover a compreensão de todos os níveis é essencial para uma transformação empresarial bem-sucedida. As pessoas precisam entender os objetivos e metas para apoiar o processo e dar o seu melhor, do contrário terão a percepção de estarem deixados no escuro, levando a mal-entendidos, desconfiança e falta de adesão. Faça comunicação adaptada à cultura para todos os níveis e desenvolva materiais como newsletters, vídeos e apresentações e tudo quanto for necessário para garantir entendimento. 

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 Falta de recursos

A transformação pode exigir investimentos significativos financeiros, em tempo  ou capital humano. Dessa maneira, esteja atento para mapear as restrições e premissas. A chave para superar a falta de recursos é planejar e priorizar suas atividades. 

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Choque de cultura

Por ser um processo de mudança que pode afetar todos os aspectos de uma empresa, incluindo sua cultura, impacta nos valores e crenças.  Assim, precisa estar preparado para lidar com as questões culturais subjacentes que podem resistir à mudança. Envolve o desenvolvimento de uma cultura de inovação, agilidade e melhoria contínua.

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Falta de apoio da liderança

As transformações exigem uma liderança forte para impulsionar a mudança e manter o processo nos trilhos. Sem apoio suficiente, fica difícil garantir os recursos necessários, disponibilidade das pessoas, priorização das atividades, construir adesão e superar a resistência à mudança.

Garanta que os líderes de toda a empresa estejam alinhados com a visão de transformação e comprometidos em apoiar o processo. Isso pode envolver o estabelecimento, por exemplo, criação de um comitê de transformação, fornecendo treinamento de liderança e estabelecendo expectativas claras para os líderes.

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Ameaças Externas

Basicamente as ameaças externas que oferecem riscos, estão fora do controle da empresa, mas as ações para a transformação estratégica de negócio, precisam adaptar a empresa às mudanças do ambiente tanto interno, quanto externo, buscando novas oportunidades de crescimento, competitividade e sustentabilidade. Para lidar com esses riscos, necessita de algumas medidas, como: 

  • Identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do negócio em relação ao ambiente externo;
  • Desenvolver um plano de contingência para lidar com os riscos externos.
  • Implementar uma gestão de mudança, que consiste em planejar e executar as ações adaptativas, envolvendo os colaboradores, os clientes, os fornecedores e os demais stakeholders.
  • Monitorar e avaliar os movimentos externos, verificando impactos em relação aos objetivos e realizar ações para mitigar ou superar os desvios.

Supere os riscos e barreiras

Esteja ciente que a transformação estratégica de negócios é um processo complexo que requer planejamento, execução e gerenciamento cuidadoso, mas que proporcionam benefícios significativos.

No entanto, ao entender esses desafios e implementar estratégias eficazes, as empresas conseguem superá-los para alcançar os resultados esperados.

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