Seu RH passa no teste? 5 aspectos do RH Ágil para o futuro
Por: fevereiro 8, 2022 5Min de leitura
O RH Ágil é uma realidade na sua organização? Ele está alinhado à estratégia digital e ágil para atender às novas demandas do mercado? Essas são algumas perguntas iniciais para identificar se o RH da sua organização está alinhado aos objetivos de negócio ou permanece à margem realizando papel somente de departamento pessoal.
A área de Recursos Humanos está intimamente ligada aos temas referentes às pessoas que compõem a organização. Portanto, isso faz com que tenha contato com todos os outros departamentos e seus respectivos times, sendo assim capaz de impactar toda forma de trabalho.
Desde a liderança, gestão, desempenho e o desenvolvimento de talentos,o RH deve tomar frente ao cenário com uma mentalidade ágil.
O RH está inserido no futuro na organização?
Em primeiro lugar, o RH precisa assumir uma posição estratégica, servindo como guia para novos rumos. Para isso, deve proporcionar condições para atrair, selecionar, manter e desenvolver os talentos para organização.
Nesse sentido, sair das trajetórias verticais de crescimento, para encontrar formas dinâmicas de manter o crescimento profissional das pessoas.
Entenda como o RH Ágil: como funciona a construção do futuro.
O RH sabe seu papel numa organização ágil?
Em segundo lugar, quando uma organização decide adotar de maneira corporativa a agilidade, irá necessitar que principalmente o RH reexamine a maneira que apoia e suporta as pessoas entre as diversas áreas de negócio.
Em outras palavras, ele necessitará avaliar a forma na qual vai cooperar para a transição da organização rumo à maturidade ágil. Mover uma empresa de um lugar para outro, implica em mudanças organizacionais para remodelar a estratégia, estrutura, processos, pessoas e tecnologia voltando-se para novas oportunidades de criação e entrega de valor para os clientes.
Compreenda O Papel do RH nas Organizações Ágeis.
O RH sabe atuar na transformação de uma organização?
Em terceiro lugar, o RH possui capacidade suficiente para impactar a cultura corporativa no geral, logo possui condições de ser protagonista das mudanças.
Dessa forma, cooperar para que os departamentos antes alinhados de maneira vertical, tornem-se redes cooperativas de fluxo de valor, compostas por equipes pequenas e multifuncionais, com foco na percepção de valor cliente e cultura de aprendizado contínuo e inovação.
Identifique: Qual o papel do RH Ágil na Transformação de uma organização?
O RH consegue cooperar para engajar e motivar os times?
Em quarto lugar, o RH tem a oportunidade de ter um posicionamento de protagonista em descobrir a motivação, para então gerar engajamento nas mudanças estratégicas.
Como resultado, possui maior capacidade para identificar os princípios, valores e práticas que vão influenciar cooperar na transição da transformação ágil.
Aprenda como o Rh ágil: integrar para engajar e motivar
O RH está preparado para a nova realidade do mercado?
Em quinto e em último lugar, temas como a transformação digital, agilidade, inovação, novas formas de trabalho, escritório híbrido, diversidade, aprendizagem digital, inclusão, saúde mental, encontro de gerações e outros tornaram-se fato do dia a dia das organizações.
Isso fez com que necessitem não somente posicionar-se diante de cada tema, mas gerar ações envolvendo cada um deles tendo RH como agente de mudança.
Leia sobre: Gestão de pessoas: o que era tendência agora é realidade
A Liga Ágil está preparada para capacitar seu RH a responder todas as perguntas anteriores como sim. Além disso, implementar estratégias de transformação cultural para que os times possam evoluir e entregar mais à empresa e gerar mais valor na percepção do cliente.