Organização digital de sucesso: como construir?
Por: setembro 2, 2022 6Min de leitura
Uma organização digital de sucesso precisa ser capaz de reunir as competências e habilidades disponíveis para criar uma empresa que gera resultados efetivos e sustentáveis. Mas para isso, precisa ser capaz de se reinventar e criar novos negócios, respondendo rapidamente às necessidades de seus clientes e às novas oportunidades que o mercado traz.
O Manifesto Ágil é claro: “Responder às mudanças mais que seguir um plano”. Então se a sua organização está realizando alguma iniciativa envolvendo agilidade tenha certeza: haverá mudanças. Esperar até que tenha um plano detalhado a longo de como tudo irá acontecer para começar reagir poderá ser tarde demais.
Portanto, os negócios de hoje exigem uma mudança de paradigma das abordagens tradicionais. Empresas que desejam se destacar precisam ser capazes de ultrapassar os desafios atuais. Para isso, precisa ser:
- Direcionada a propósito;
- Com DNA de inovação;
- Que entrega valor continuamente;
- Que aprende constantemente;
- Consciente para a sociedade: ambiental, social e de governança;
- Evolução constante – tornar prática a melhoria contínua por meio da inspeção e adaptação.
Enumerar essas características pode ser fácil. Mas dentro de cada uma há uma série de ações, ferramentas e práticas que as fundamentam e fazem com que consigam ser mantidas. Pois logicamente uma vez implantadas, necessariamente precisarão ser sustentadas para evoluir.
Organização digital com propósito
Qual o propósito de uma organização digital? Ser diferente de qualquer outra empresa? A resposta era pra ser, não. Entretanto, muitas empresas ao longo do tempo perdem-se no real propósito que foram criadas impactando na sua competitividade.
Basicamente, atender esse propósito passa por gerar valor a todas as partes interessadas, mesmo em mercados incertos e complexos. Interagir com o mundo do consumidor para estar sempre direcionando a estratégia às necessidades do cliente.
Vença seu próprio labirinto: business agility
DNA de inovação
Nos últimos anos palavras como transformação ágil, digital e indústria 4.0 estão cada vez mais presentes no cenário estratégico das empresas. Como resultado traz para a mesa estratégica a prioridade em inovação.
Espelho, espelho meu existe uma organização mais inovadora que eu?
Quando toda a empresa compreende que a responsabilidade da inovação não é exclusividade de um grupo, mas sim de toda organização, aí tem incorporado o DNA de inovação.
Entrega valor continuamente
A questão aqui é identificar o que é valor. Desse modo, trata-se de atender as dores essenciais do consumidor e priorizadas a partir dos resultados para a organização. Ou seja, o sucesso do negócio está entre o equilíbrio de encantar o cliente e o Lifetime Value.
Gerar valor para o cliente: qual a necessidade atender?
Entregar valor sempre e no tempo certo demanda planejamento, preparação, aprendizagem e estratégia mais adequada que possa permitir entregas rápidas, contínuas e de alto valor para o negócio.
Aprendizado Contínuo
Admita, em um mercado de constantes mudanças, muitas até imprevisíveis, torna-se impossível a empresa supor que conhece detalhadamente todas as variáveis que a cerca. Em outras palavras, pessoas, mercado, clientes, fornecedores, concorrentes etc estão em constantes mudanças e adaptações.
Educação Corporativa: a chave para talentos estratégicos
Portanto, a empresa precisa aprender e evoluir a partir da captura de dados de todas as variáveis para compreender, aprender e adaptar a estratégia.
Consciente para a sociedade
Questões não financeiras, como preocupações ambientais, sociais e de governança precisam ser incluídas nas estratégias das empresas. Portanto, não basta apenas atender a necessidade do cliente, importa também o quanto está impactando o meio ambiente, a sociedade e sua governança.
ESG: estratégia para as empresas do futuro
Assim, os investidores e executivos levam em consideração para suas opções, não somente o potencial de lucratividade, mas o quão consciente e nos valores estão incorporadas ações de sustentabilidade.
Evolução constante
A empresa não pode parar. Desse modo, presumir que alcançou um status de perfeição e que não há necessidade de nenhuma mudança mais, torna-se um equívoco.
Lean Agile: reduza desperdícios e agregue valor
A empresa está imersa em nova realidade, que nada fica imutável, por isso a evolução constante vai permitir mudar rapidamente e se adequar sempre que necessário.
A Liga Ágil está preparada para instrumentalizar a sua organização oferecendo apoio estratégico e habilitar toda a empresa para promover essa mudança organizacional.
Clique aqui e entre em contato e vamos começar essa jornada.