Educação Corporativa: a chave para talentos estratégicos

A Educação Corporativa une os conteúdos necessários para desenvolver o conhecimento, habilidades e competências com a experiência prática da empresa. Ao contrário de um treinamento que o foco está no conteúdo a ser ensinado, o projeto educativo corporativo tem seu conteúdo orientado à estratégia organizacional.

Portanto, essa mudança faz com que necessidades e situações do “mundo real” sejam direcionadores. Dessa forma, reduz o tempo entre o aprendizado e aplicação, pois pode ter sua aplicação imediata. O que, por consequência, obtém-se o retorno do que foi investido. 

Como iniciar um projeto de Educação Corporativa?

Em primeiro lugar, como qualquer outro projeto, tenha clara visão do resultado que se deseja alcançar. Afinal, nenhuma empresa vai querer fazer investimentos, sem que haja retorno do capital investido. Portanto, a base estando precisa, favorece a ligação entre a visão estratégica, objetivo e resultados-chave que se deseja alcançar. 

Lifelong Learning aplicado nas organizações

Dessa forma, precisa ser considerado a necessidade da empresa, sua cultura e seus desafios, linguagem para que o conteúdo seja relevante para aquilo que de fato se faz necessário às pessoas da corporação. Assim, tornando práticos os conceitos a serem planejados e facilitando a aplicação.

Definitivamente não pode ter erro neste começo. “Achismos” em relação às necessidades podem impactar em ações que além de não atender às expectativas, também irá desperdiçar tanto capital financeiro, quanto intelectual investido. 

Por tudo isso, quanto mais puder mergulhar e investigar em relação às necessidades da empresa melhor. Por exemplo,  através de diagnóstico que possa trazer à tona aspectos que poderiam ser ignorados. 

Como o Agile Assessment pode direcionar seu negócio?

Como resposta para esse primeiro passo, realizar análise de maturidade da empresa em diversos níveis vai proporcionar ter clareza nessa fase de planejamento inicial. Logo, isso realiza-se nos seguintes contextos:

  1.  Individual – Maturidade ágil: qual a sua?;
  2. Times – Análise da Maturidade Ágil do Time;
  3. Corporativo – Enterprise Agile Assessment: raio-x da agilidade organizacional.

Para cada um desses contextos vai conseguir obter ações e visões, para que planeje por meio da aprendizagem contínua como obter a gestão do conhecimento organizacional com foco nos objetivos e resultados-chave.

Aprendizado em espiral

Conteúdo orientado à estratégia organizacional

O principal foco da educação corporativa é desenvolver a cultura de aprendizado visando o  aumento da competitividade da empresa através de pessoas mais capacitadas voltadas para o resultado.

A diferença entre treinamento e educação corporativa é que o primeiro tem a sua atuação ligada a uma necessidade pontual e restrita. Ou seja, uma vez identificada a necessidade, aplica-se o treinamento e após realiza-se a apuração da retenção do conhecimento e por último metas de resultados.

Treinamento: 5 capacitações para ser eficaz na transformação ágil

Por outro lado, a Educação Corporativa ao alinhar com a estratégia da empresa consegue alavancar os resultados de maneira significativa e sustentável, pois há planejamento de etapas com visão ao patamar que se deseja alcançar.

Realizar a gestão do conhecimento organizacional está diretamente ligado ao fortalecimento da vantagem competitiva do negócio. Por isso, a Liga Ágil busca realizar o alinhamento da estratégia e planejamento à execução e governança. Consequentemente, acelerar a transformação atuando lado a lado e habilitando a empresa construir um modelo operacional único, de acordo com o DNA de cada organização, e conquistar juntamente com eles resultados de excelência.

Entre em contato conosco e vamos traçar novos e audaciosos planos para Educação Corporativa da sua empresa.

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.