Análise da Maturidade Ágil do Time

Realizar periodicamente a análise da maturidade ágil do time faz parte do processo de evolução. Através dessa verificação é possível identificar ações adaptativas e evolucionárias que vão contribuir para o crescimento dos membros e dos resultados por eles proporcionados.

Para conseguir atingir os objetivos de negócio com a Agilidade e usufruir de todo benefício os times ágeis precisam ter objetivo ideal que gostariam de alcançar. Assim, ao avaliar seu estado atual em relação ao almejado vai conseguir alinhar ações para executar essa transição.

Todavia vale ressaltar, que fazer análise de maturidade de um time é verificar o quanto o resultado das ações e o entendimento comum de todos está aderente à referência  ágil. Ou seja, dentro do time pode haver pessoas com níveis de conhecimento ou mindset diferentes. 

Maturidade Ágil: 03 passos para melhorar a agilidade

Dessa forma, o papel da análise de maturidade ágil do time será compreender se está sendo ágil, capaz de adaptar-se às mudanças, compreendendo os princípios e valores ágeis. Em outras palavras, não se trata de avaliar se está ou não executando as práticas. Pois no final o que toda empresa deseja não é time que faça práticas ágeis. Mas que saibam o papel deles na estratégia da organização e entreguem resultados sustentáveis de forma adaptativa à percepção de valor das partes envolvidas.

Qual momento certo para realizar Análise Maturidade Ágil do Time?

Em primeiro lugar, análise de maturidade avalia como o time está em relação a agilidade. Sendo assim, a maturidade não está relacionada a quanto tempo a equipe está aplicando a agilidade. Pode ser aplicada desde em times iniciantes até aqueles que já estão a algum tempo. 

Portanto o momento ideal e certo independe de quanto tempo. Há oportunidades de melhorias que podem torná-los aptos a melhorar as respostas às mudanças nesse cenário de transformação e incertezas. A análise de maturidade pode ser realizada tanto no início ou a qualquer momento da jornada ágil. 

Transformação Ágil: como fazer a escolha certa?

O melhor que se pode conseguir é fazer com que o conjunto de competências e habilidades de cada membro do time, através do mindset ágil, promova ações que possam resultar em um trabalho gerador de resultado tanto para os membros, quanto para empresa e o cliente.

Qual modelo de maturidade ágil ?

Há diversos modelos de análise de maturidade ágil de time. Cada um explica os motivos, objetivos, formas de aplicar e os itens. Identificar qual melhor para aplicar no time está relacionado diretamente com a qualidade e eficácia do resultado. 

No entanto, esses modelos não levam em consideração a realidade do time, ambiente, liderança, cultura, entre outros aspectos, que tornam-se relevantes para conseguir resultados de valor. Nesse sentido, o que se almeja não trata-se de um checklist se está cumprindo ou não determinado item de referência, mas a capacidade de realizar produto adequado à necessidade do cliente com experiência encantadora.  

Compreenda o Manifesto Ágil.

Logo, para fazer a escolha certa, consulte a Liga Ágil. Através dos profissionais que possuem experiência em diversos segmentos, onde entregam valor de forma consistente. Eles vão conseguir identificar o modelo de maturidade ágil que deve ser adotado. Isso fará com que possa elevar o nível de maturidade ágil do seu time, independente do segmento de mercado e do cenário atual.

A transformação ágil é uma necessidade da empresa. Momentos de complexidade, incertezas, volatilidade requerem de toda empresa adaptabilidade para perpetuar os resultados. Por isso, ter claro o caminho, através da análise de maturidade do time torna-se diferencial necessário.

Clique aqui e entre em contato.

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.