Maturidade Ágil: 03 passos para melhorar a agilidade

Buscar a maturidade ágil de maneira evolucionária é o que muitas empresas querem. Entretanto encontram barreiras dentro da sua própria cultura, processos, práticas e valores que sufocam as iniciativas. 

Mas se desejam tornar-se ágeis, quais motivos delas mesmas impedem o crescimento de ações que irão beneficiar e proporcionar melhores resultados? Com isso, perde-se diversos investimentos ou mesmo estendido o prazo de retorno devido esses impedimentos. 

Entenda como livrar-se dos impedimentos: Transformação Ágil: aperte o cinto o piloto surgiu!

 

Afinal como está a agilidade em sua empresa? Os resultados esperados foram alcançados? Foi feita alguma adaptação para dar certo? Todos os níveis hierárquicos compreendem, praticam e estimulam o mindset ágil? Esses são alguns questionamentos que podem ajudar nas escolhas do caminho a ser seguido. 

Leia mais aqui: Qual caminho seu time ágil está seguindo? 

 

Rumo à Maturidade Ágil: ponto de partida 

Primeiramente é identificar, através de referências, em que ponto está. Com isso, poderá obter uma “fotografia” do cenário atual que proporciona visibilidade para fazer a análise necessária para então implementar ações que promovam a maturidade desejada. 

Não perca tempo Vença seu próprio labirinto: business agility 

 

Identificando melhorias 

Em outras palavras, realizar a análise da maturidade ágil é uma maneira de verificar como a equipe ou até mesmo a empresa está evoluindo sua capacidade de ser ágil em relação ao mercado e seus objetivos ao longo do tempo. 

Assim, os níveis de maturidade são medidos por avaliações ou assessments. Desse modo, frequentemente, podem ser realizados por membros da empresa, consultoria ou por ambos. Após respondidas e tabuladas, os resultados conseguem proporcionar entendimento comum sobre nível de maturidade ágil. 

Enfim de posse do resultado, identificar as melhorias que irão proporcionar o avanço da maturidade ágil. 

 

Maturidade Ágil 

Cabe ressaltar, que alcançar a maturidade ágil não é encontrar um ponto de chegada. De tempos em tempos, promover a continuidade das ações de melhoria torna-se importante para mensurar o progresso resultante das ações implementadas. Constantemente há mudanças no dia a dia da empresa e essas podem comprometer os resultados. Logo é preciso corrigir os rumos para o foco correto. 

Frequentemente, questione e busque compreender como a organização faz cumprir o Manifesto Ágil. Através dessa simples ação, poderá perceber maneiras para impulsionar a melhoria contínua. 

Como resultado, o objetivo é estabelecer um roadmap claro para ajudar as equipes e organizações a potencializarem uma mentalidade de “crescimento”. Para que, desde a estratégia, resultados, produtos, lideranças e seus times possam avaliar de maneira contínua como estão. 

Para saber como sua organização está, disponibilizamos de maneira gratuita ferramenta para mensurar a maturidade ágil. Clique aqui e comece agora!

 

compartilhar instagram compartilhar linkedin compartilhar no facebook
teste

Reunimos uma seleção de materiais e conteúdos exclusivos, repletos de técnicas e práticas que vão acelerar resultados excepcionais para seus times e negócios. E a melhor parte? Todos são gratuitos! Faça o download agora mesmo e eleve o desempenho da sua empresa para o próximo nível com a Liga.