Por: 15 de setembro de 2023 4Min de leitura
Uma empresa com DNA de inovação compreende que a responsabilidade não é exclusividade de um grupo, mas sim de toda organização. No entanto, para que toda empresa esteja realmente engajada com a inovação, o que precisa?
Em um mercado de negócios repleto de ansiedade, não linear, incompreensível, com incertezas e complexo, torna-se um desafio para as empresas inovarem seus produtos ou serviços. Entretanto, destacam-se as empresas que compreendem que seus resultados futuros dependem de buscar maneiras de inovar.
Além de melhorar a competitividade em relação à concorrência e às tendências, irá contribuir para a adaptabilidade com foco no gerenciamento de produtos centrado no cliente. Isso faz com que seja importante buscar fontes e ferramentas que promovam insights em relação às expectativas dos clientes-alvo.
Novas abordagens de estratégia para novos tempos
Primeiramente torna-se fundamental o vínculo da estratégia do negócio ao desenvolvimento do produto ou serviço, isso faz com que promova novos valores e crescimento. Uma vez definidos os objetivos para nortear a direção, cabe estimular a criatividade colaborativa em todos os níveis.
Fusion Teams: liberte-se das barreiras departamentais
Torna-se crucial para a empresa criar na cultura ambiente seguro para falhas, pois vai requerer diversos ciclos de aprendizagem para alcançar resultados de valor das experimentações.
Quando toda a empresa compreende que a responsabilidade da inovação não é exclusividade de um grupo, mas sim de toda organização, alcança um nível que todos têm visibilidade do que precisa ser resolvido e o que gera valor tanto para os clientes quanto para os stakeholders.
Diversidade cultural como estratégia de inovação
Para identificar as necessidades e prever o mercado vai precisar acompanhar tanto o cliente em toda sua jornada, quanto as tendências para ter novas idéias. Ou seja, quanto mais observar, analisar, refletir e conhecer profundamente os pontos de interações dos clientes com a marca, produto e/ou serviços, mais fácil será para reconhecer e agir em relação às oportunidades de mercado.
Não basta ter bons insights, ou seja, ideias promissoras sem testá-las e verificar como funciona diante do cliente. Para criar novas experiências e obter vantagem competitiva sobre seus concorrentes, é crucial que aconteça por meio de técnicas provadas e ferramentas modernas.
A Liga Ágil possui profissionais altamente especializados em diversos mercados, ferramentas, plataformas e workshops. Tudo isso para habilitar de forma integrada todos os níveis para garantir a entrega constante e de valor.
Como podemos formar COPs que apoiem as equipes a empresa
Para reduzir o tempo de entrega, mantendo o foco na estratégia, a Liga Ágil, coloca à disposição profissionais qualificados capazes de atender as necessidades da sua empresa.