Inteligência estratégica de negócios: como desenvolver?
Por: maio 26, 2023 7Min de leitura
No mundo empresarial altamente competitivo de hoje, aprender novas formas de gerir e desenvolver a inteligência estratégica de negócios está fundamentalmente relacionada ao sucesso das organizações. Afinal, ampliar a capacidade de se adaptar às mudanças, de criar soluções inovadoras, de valorizar a diversidade e de colaborar com a geração de valor vai exigir ações concretas e objetivos mensuráveis.
Mas para alcançar esse estágio, requer uma série de ações que vai necessitar coletar, analisar e utilizar informações de como o negócio gera valor e dados relevantes para tomar decisões e criar mecanismos para identificar tendências, oportunidades, gerar necessidades e ampliar o seu mercado consumidor.
Para isso, vamos analisar boas práticas de como as empresas criam um caminho diferenciado e desenvolver-se, enfrentar desafios mais comuns e alcançar resultados sustentáveis.
Superando Desafios e Desenvolvendo Inteligência Estratégica de Negócios
O mercado cada vez mais irá impôr para qualquer empresa desafios que precisarão ser superados e conseguir desenvolver inteligência estratégica de negócios. Entretanto, para isso precisará fazer o diagnóstico de cenários externos e internos, para estabelecer os objetivos e então desenvolver uma estratégia coerente. Assim, ao final, permitirá tomar decisões baseadas em dados, prever tendências e se adaptar às mudanças do mercado.
Mas para que isso aconteça, compreenda cada etapa e o impacto:
Avaliação da maturidade corporativa
Antes de iniciar qualquer processo de desenvolvimento da inteligência estratégica, o primeiro passo é avaliar a maturidade corporativa atua. Portanto, isso envolverá a cultura, processos, definições de entregas, sistemas, habilidades dos colaboradores e a capacidade de inovação e adaptação às mudanças. Ao identificar as lacunas existentes, então é iniciado o trabalho de traçar planos de ação a fim de direcionar seus esforços para as áreas que precisam de melhoria.
VDC Business Agility Launch Assessment
Adoção do modelo ágil e transformação digital
A adoção do modelo ágil e a transformação digital têm se mostrado como aliados primordiais para desenvolver inteligência estratégica de negócios. Inicialmente o modelo ágil permite uma abordagem mais flexível e adaptável, promovendo a colaboração, criatividade e a inovação. Dessa maneira, a transformação digital envolve a integração de tecnologias e processos digitais em todas as áreas da organização, facilitando a execução, coleta e análise de dados. Ou seja, libera o fluxo de valor daquilo que o impede de tornar-se mais fluido para que tenha foco na real necessidade do cliente.
Transição para Modelo Ágil – qual melhor forma de fazer?
Implementação de profissionais especializados para inteligência estratégica de negócios
O time to market, ou seja, quanto tempo leva da concepção de um produto até a sua disponibilização para venda é algo a ser revisto e calculado dentro dessa mudança. Para reduzir o tempo de resposta no desenvolvimento da inteligência estratégica, contar com profissionais especializados, como Scrum Masters, Product Owners, Agile Coaches e UX Designers. Esses profissionais além do conhecimento e habilidades necessárias para orientar a organização na adoção de práticas ágeis, no gerenciamento de projetos e na melhoria contínua, vão contribuir para habilitar as pessoas e transformar a cultura corporativa.
Talentos Digitais: faltam pessoas para a Transformação Digital?
Desenvolvimento da cultura ágil e de gestão de mudanças
Uma cultura ágil e de gestão de mudanças vão garantir que a inteligência estratégica seja efetivamente compreendida, implementada e sustentada. Por outro lado, isso envolve promover a colaboração, a transparência, a comunicação aberta e a mentalidade de aprendizado contínuo. Além disso, envolve todos os níveis da organização estratégico, tático e operacional, nesse processo, para que compreendam e apoiem as mudanças necessárias e tenham certeza da direção da visão de valor.
Cultura Ágil Sustentável: 05 pilares para construção
Educação corporativa e desenvolvimento de habilidades
Investir em educação corporativa e desenvolvimento de habilidades contribui para fortalecer a inteligência estratégica de negócios. Isso pode incluir treinamentos em Agile Master, Agile UX, Enterprise Business Agility, Management 3.0, OKR, RH Ágil e Product Management. Portanto, esses programas fornecem aos colaboradores as competências necessárias para lidar com os desafios atuais e futuros da organização.
Educação Corporativa: a chave para talentos estratégicos
Utilização de plataformas e ferramentas especializadas
A utilização de plataformas ágeis com foco em pessoas, times, governança ágil, portfolio, gestão e assessment, como a beefor, Coin2U (plataforma de recompensa colaborativa) e Goobee Help (plataforma de gestão de conhecimento e suporte mais inteligente do mercado), vão alavancar a inteligência estratégica de negócios. Dessa forma, essas soluções oferecem funcionalidades e recursos avançados de gestão, análise, colaboração e comunicação, permitindo uma governança corporativa mais eficiente e baseada em dados.
O sucesso por meio da Inteligência Estratégica de Negócios
Desenvolver uma inteligência estratégica de negócios é uma jornada que impactará toda a empresa. Entretanto, tornou-se o passo crucial para que as empresas se destaquem em um mercado altamente competitivo.
Com isso, criará um processo de melhoria contínua, onde a cada ciclo são necessários adaptação e aprendizado constante. Ao investir nessa área, as empresas estarão fortalecendo sua capacidade de antecipar tendências, obter insights, tomar decisões orientadas à dados e alcançar resultados sustentáveis.
Busque aumentar a maturidade corporativa da sua empresa. Adotar transformação digital, desenvolver uma cultura ágil e de gestão de mudanças ou aprimorar as habilidades dos seus colaboradores com a Liga Ágil.
Podemos impulsionar o sucesso do seu negócio por meio da inteligência estratégica.
Entre em contato conosco!