Diversidade cultural como estratégia de inovação
Por: setembro 9, 2022 5Min de leitura
A diversidade cultural tem aspecto fundamental no resultado do time em relação à inovação. Ao incorporar ao time perspectivas diversificadas com a visão de produto/serviço comum, aumenta as chances de que o resultado seja melhor. Por isso, compreender o que é diversidade e sua relação com a formação de times multidisciplinares tem papel fundamental na estratégia de inovação das empresas.
RH Ágil: como funciona a construção do futuro
Não se deve limitar o que se trata de diversidade, quando se procura algo novo. Afinal, torna-se muito mais difícil quem tem os mesmos pensamentos ou visão iguais resultar em algo diferente. Entretanto, ao contrário, quando se tem dimensões diversas de grupos ou pessoas, cria condições mais propensas de se melhorar o desempenho.
A contribuição da diversidade para a agilidade
Diversidade cultural criando soluções inovadoras
Durante o processo de ideação, onde procura-se encontrar saídas para determinado problema, é comum utilizar-se a criação de persona. Logo, essa vai ser a representação fictícia do seu cliente ideal.
Quer criar as personas ideais para seu produto ou serviço?
Baixe o Kit para te ajudar no Design Thinking. Nele contém: modelo de Service Blueprint; ficha para Criação de Personas, modelo de 5W’s Card; modelo de UX Canvas e tags para UX Canvas.
Quanto menos pessoas o produto ou serviço atender, menor será a capacidade de escala. Dessa forma, pondere bastante utilizar persona só para criação de produto ou serviços. Pode até ter um foco no em uma persona específica. Mas que no mercado, lembre-se que são diferentes etnia, raça, idade, geração, crenças, língua, sotaque, comportamento, sexo, religião, estilo de pensamento, estado civil, orientação sexual, identidade e expressão de gênero, formação cultural, nível de escolaridade, experiência profissional, habilidades físicas e deficiências, valores, princípios etc. Tudo isso, vai resultar em diferentes perspectivas de consumir e relacionar-se com seu produto ou serviço.
Então, se os clientes são diferentes, os times precisam ser parecidos ou diversos?
Sem barreiras para inovar
A diversidade cultural inclusiva com equidade proporciona expressiva vantagem competitiva e financeira para as empresas. Segundo publicação da Forbes, no artigo: Diversidade confirmada para impulsionar inovação e resultados financeiros afirma: “…Empresas com diversidade acima da média produziram uma proporção maior de receita de inovação (45% do total) do que empresas com diversidade abaixo da média (26%)…” Ou seja, essas empresas com maior diversidade compreenderam e se destacaram por perceber
Inovar produtos e serviços, envolve desenvolver as pessoas. Habilitá-las para diversidade cultural para que a soma das suas diferenças possa resultar em inovação e diferenciação ao negócio e agente significativo para a redução de custo e aumento de produtividade.
Para retirar as barreiras para inovar, uma das ações fundamentais é mensurar e identificar o quão diversa empresa está atualmente. Mas lembre-se que não se trata de colocar metas de cotas e depois atingi-las, questão existente é o quanto essa diversidade percebe-se incluída, para que tenha contribuição e a empresa possa beneficiar-se nessa troca com as perspectivas distintas dos talentos.
Então, o que sua empresa pode fazer para isso? Nesse sentido, comece na origem. Reveja quais critérios estão sendo usados para selecionar os candidatos. Eles são as portas de entrada para a empresa.
Os primeiros passos
Prepare-se para implementar estratégias de transformação cultural, promover colaboração cross-funcional entre áreas oferecendo novas formas de se trabalhar!
Para isso, a Liga Ágil disponibiliza Workshop RH Ágil para habilitar as pessoas da sua empresa sobre a mentalidade ágil, design organizacional, funções, planos de carreira, desempenho, metas e motivação, promoções, aquisição e retenção de talentos assim como o aprendizado e o desenvolvimento.
Por certo, esse vai ser apenas o primeiro passo para elevar a maturidade corporativa das empresas dentro do modelo ágil por meio de pessoas, comportamento e cultura.
Clique aqui e comece agora.